quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Manhattan (1979)




"He adored NYC " é a primeira frase que é falada no filme.Foi a frase que me marcou .Logo que ela é falada ,lembrei de Woody Allen e sua paixão pela cidade.Cenas lindas de Manhattan são mostradas o tempo todo,ressaltando ainda mas a paixão do diretor pelo lugar.

Woody interpreta um escritor de programas para TV que namora uma jovem de 17 anos. Sua vida começa a mudar quando ele conhece a amante do seu melhor amigo e começa a ter relações com ela. A partir daí, tem início uma série de cenas cômicas mostrando os diferentes casais que são formados durante a trama.
Woody ou ,Isaac passa a ter diferentes problemas com diferentes mulheres.Sua paixão pela amante de seu melhor amigo,sua jovem namorada ,além de sua ex-mulher lésbica com a qual tem um filho.

É muito fácil achar relações de um longa com o outro no repertório de Allen.Logo no inicio lembrei do filme "Whatever Works" no qual o personagem principal também namora uma garota mais nova.Outra relação foi com o filme "Crimes e Pecados" no qual um dos personagens também trai a mulher,sendo esse tema muito comum em outros filmes.

Um ponto importante a se falar é que,após ler a biografia de Woody Allen e ver seus filmes,é muito fácil confundir seus personagens com o próprio diretor.Não achei nenhuma declaração do autor em que ele diz realmente que ele e seus personagens são praticamente as mesmas pessoas,mas achei várias citações em que ele diz que se "transporta" para os personagens ou que eles são baseados em pessoas que ele conviveu durante a vida.Não só pelo fato de vários personagens serem intelectuais,judeus,neuróticos e que vão ao psicanalista,outras características podem ser notadas.Nesse filme,por exemplo o personagem escreve livros e também escreve para um programa de TV,coisas que Woody já fez.

O filme é bom,mas ao final dele tinha certeza que havia gostado mais de "Annie Hall"(filme que vi alguns dias antes desse).Depois de refletir mais um pouco,já nao tinha mais essa certeza.O engraçado é que durante o filme torcia para todos os casais darem certo.Primeiro para Isaac e Tracy,depois para Issac e Mary,Mary e Yale,Yale e Emily.Ficava chateada quando algum terminava,mas logo torcia para o próximo que se formava.
Novamente,sem final feliz,na verdade mais um final incerto,pois não sabemos se ele vai encontrar Tracy novamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário