quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Desconstruindo Harry.

"Desconstruindo Harry" é um filme de 1997 que conta a história de Harry Block(Woody Allen).Harry é um escritor de sucesso que escreve seus livros baseados em fatos que ocorreram em sua vida,principalmente histórias com as mulheres que teve.Durante o filme ,vai se mostrando como a vida de Harry vai se desconstruindo,ou seja,cada coisa de ruim que foi acontecendo para ele chegar ao ponto que estava.

Já na abertura o público é instigado a saber o que vai ocorrer no filme,pois enquanto é mostrado os nomes dos participantes do filme,uma mesma cena se repete,diferente do que ocorre normalmente(apenas os nomes com um fundo preto).

As diferentes histórias que o autor escreve são mostradas em flashback enquanto a própria história do autor acontece e esses flashbacks vão se misturando com o tempo real.No filme,o personagem principal,Harry,sempre foi apaixonado por mulheres desde de novo.Casou-se novo para sair de casa e com pouco tempo de casado queria outras mulheres e foi ai que conheceu prostitutas.Prostitutas perpassam sua vida sempre que terminava com suas mulheres.Casou-se três vezes,teve um filho e em uma dessas histórias até trai sua mulher com a  irmã da mesma.São histórias cômicas que vão contando a vida do autor e ele as escreve para ganhar dinheiro,mas as próprias pessoas de sua vida que estão nessas histórias não gostam do que ele escreve sobre elas.

Por ser um filme mais novo em relação a maioria dos outros(tirando Vick e Cristina Barcelona e Whatever Works) é legal reconhecer alguns atores,o que fez com que eu me identificasse mais com o filme.O ator que faz o personagem Peter Parker do Homem Aranha,por exemplo,faz Harry (Woody Allen) mais novo,e isso deixa o filme mais engraçado pela identificação.

Mais relações com a vida de Allen são mostradas,como em outros filmes.No longa,um dos fatos do presente que ocorre e ocupa uma boa parte da trama é o fato da faculdade antiga do personagem querer homenageá-lo.O que é comum com a vida do diretor é que no filme como na vida real,a faculdade que ele estudou o expulsou de lá.
Dos filmes que vi,penso que nesse filme é feita a crítica mais explicita e forte aos judeus.Nos outros filmes sempre há uma ironia ou outra,mas nesse a crítica é maior.

O final do filme me deixou confusa.No final aparece os próprios personagens de Harry o homenageando.Logo depois ele declara ser aquilo um bom sonho,e que poderia dar um bom livro,onde o escritor teria uma vida pessoal fracassada e uma vida artistica de sucesso.Não entendi se tudo mesmo era um sonho ou apenas o final.Ainda estou intrigada com isso.Tenho que ver o filme de novo.

Sobre o filme o diretor disse:"A chei que era uma ideia engraçada,que tinha uma certa inteligência e me daria uma oportunidade de fazer uma porção de pequenas comédias curtas..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário