segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sobre Annie Hall


"Vencedor do Oscar:Melhor Filme 1977".Isso está escrito na capa do filme que peguei para assistir,o que já diz muita coisa.Annie Hall ou Noivo neurótico,Noiva nervosa,de acordo com a crítica,foi o filme revelação de Woody Allen,ganhou quatro Oscars no ano seguinte e é considerado uma grande contribuição para o cinema americano.Os filmes cômicos de Allen contrastavam com os cineastas da década de 70,de Hollywood.

O filme se resume no relacionamento de Alvy Singer(Woody Allen),um comediante de Manhattan,com a cantora de clube noturno Annie Hall(Diane Keanton).A trama perpassa todo o relacionamento do casal,entre brigas,problemas,analistas,mas também pelo amor.

O legal do diretor é que ele consegue trazer o presente histórico da época para o filme.Fazer análise,discutir relação,liberdade de escolha da mulher,estava na moda.Esses diálogos são constantes e cômicos no longa.
E falando de moda,nada mais nada menos que Ralph Lauren assinou alguns figurinos de Annie no filme.

O inicio do filme me remeteu ao "Whatever Works",pois Alvy também conversa com o público num monólogo inicial como faz também o personagem Boris.
Nesse filme senti falta das famosas trilhas sonoras de Woody Allen.Pesquisado depois,descobri que ele optou por ter pouquíssima trilha sonora pois estava fascinado com os trabalhos de outro diretor que trabalhava com pouca trilha ou nenhuma.
O filme termina assim: "Pois é,acho que é bem assim que eu me sinto sobre relacionamentos.São totalmente irracionais,malucos ,absurdos,mas acho que todos nós continuamos a enfrentas porque a maioria de nós precisa de ovos."
Allen quebra com o happy end convencional e o filme termina com Annie e Alvy como amigos.
Lembro de assistir um filme desses qualquer,de Hollywood,e o final não foi feliz.O casal também terminou como amigos.Para mim foi uma grande revolução um filme hollywoodiano não terminar com um final feliz.Acho que esses filmes estão mudando,pouco,mas mudando.
No mais,o filme é ótimo,engraçado,leve de assistir.Vale muito a pena.


Anotações que fiz durante o filme:
-Personagem conversa com o público.
-Fala de Freud,psicologia,psicanálise...
-Personagem paranóico desde criança
-Cita McLuhan
-Problemas no relacionamento
-Trilha sonora só no final
-Written and Direct by Woody Allen

Um comentário:

  1. Nesse filme, acho que Woody Allen encontra o tom de seu histrionismo judeu. totalmente baseado na fala, é uma espécie de exorcismo da condição neurótica, que ainda vai durar por longos anos,em que o diretor atua como protagonista. Fica difícil saber a diferença entre ele e seu persongem, não acha?

    ResponderExcluir